Modelo que revive a tradição das provas de Le Mans dos anos 1960 começa a ser vendido no Brasil por um valor de US$ 360 mil (US$ 440 mil a Racer)
Texto: Rodrigo Samy
Fotos: Mario Villaescusa
Texto original: MSN Carros
O Mercedes-Benz SLS com o motor dormindo já chama a atenção por natureza. O carro tem 4,62 m de comprimento e apenas 1,26 m de altura. O charme da abertura das portas para cima (daí o apelido Asa de Gaiova) congela a todos que rodeiam o bólido. A Mercedes-Benz alerta: em caso de capotagens uma presilha-dobradiça “inteligente” desprende a porta automaticamente. Lógico que isso é uma das últimas coisas que imaginaríamos acontecer: “ver um Asa de Gaivota de cabeça para baixo”.
Antes de dar a partida para rodar com o Mercedes-Benz SLS no autódromo que sedia o GP Brasil de Fórmula 1, o capô foi aberto para espiar o V8 de 571 cv. SLS foi uma versão do 300 SL criada em 1957 para competições. SL, aliás, significa Sport Leicht, ou Esportivo Leve. E ele era realmente um peso pluma, com 1.093 kg. No caso da versão moderna, a concessão a equipamentos de conforto e a necessidade de adotar sistemas de segurança elevou o peso do veículo para 1.620 kg. A proporção entre peso e potência, de todo modo, favorece o modelo atual. São 571 cv para 1.620 kg, ou 2,8 kg/cv, contra 215 cv para 1.093 kg do 300 SL, uma relação peso/potência de 5,1 kg/cv.
O arranque inicial
De acordo com a Mercedes-Benz, o SLS pode chegar à máxima de 320 km/h (controlados eletronicamente) e ir de 0 a 100 km/h em 3,8 s.
Pode-se perceber que além de ser um modelo divertido, o SLS leva o motorista a possibilidade da utilização extrema de um traçado. Apesar do leve deslize, o SLS mostra que tem garras e espaço para controlar as fraquezas dos humanóides braços duros. A sopa de letrinhas de segurança é bem vasta: <<"ESP ON", "ESP SPORT" e "ESP OFF">> ABS e ASR.
Coração saindo pela boca
A versão em que o WebMotors rodou é a Racer. Os itens do modelo que custa US$ 440 mil são freios de cerâmica, kit de carbono e banco concha. Com o corpo bem apoiado, o piloto consegue aproveitar melhor a sensação da força “G” (unidade de aceleração que é aproximadamente igual à aceleração devida à gravidade na superfície da Terra).
Um detalhe da distribuição de peso do SLS está no sentido de que o V8 de 6,2 litros é montado atrás do eixo dianteiro, o que favorece a distribuição de peso, ideal para um carro de tração traseira: 47% dele está na frente e 53% atrás. Ou seja, mesmo que o SLS tente escapar, a correção é imediata.
A transmissão de sete marchas do SLS tem câmbio de dupla embreagem, e é colocada no eixo traseiro para oferecer maior equilíbrio e desempenho. No console central, no primeiro botão, próximo a alavanca de câmbio, é possível selecionar as características de condução: "C" (Controlled Efficiency), "S" (Sport), "S+" (Sport plus) ou "M" (Manual).
FICHA TÉCNICA – Mercedes-Benz SLS AMG
MOTOR | Quatro tempos, V8, 4 válvulas por cilindro, 6.208 cm³, taxa de compressão 11.3 : |
POTÊNCIA . | 571 cv (gasolina) a 6.800 rpm |
TORQUE . | 650 Nm a 4.750 rpm |
CÂMBIO | AMG SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades - Diferencial: 3.67 1- marcha: 3.40 2- marcha: 2.19 3- marcha: 1.63 4- marcha: 1.29 5- marcha: 1.03 6- marcha: 0.84 7- marcha: 0.72 Ré: -2.79 |
TRAÇÃO . | Traseira |
DIREÇÃO . | Hidráulica progressiva/ 2,5 voltas |
RODAS . | Dianteiras de 19” e traseiras em aro 20” |
PNEUS . | Dianteiros 265/35 R19 e traseiros 295/30 R20 |
COMPRIMENTO . | 4,64 m |
ALTURA . | 1,26 m |
LARGURA . | 1,94 m |
ENTREEIXOS . | 2,68 m |
PORTA-MALAS . | 176 l |
PESO (em ordem de marcha) . | 1.620 kg |
TANQUE . | 85 l + 14 l de reserva |
SUSPENSÃO . | Dianteira independente, do tipo duplo A na dianteira e traseira |
FREIOS . | Discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira |
CORES . | - - - - - |
PREÇO . | US$ 360 mil e US$ 440 mil (Racer) |
Veja imagens da nova Mercedes-Benz:
(clique nas imagens para ampliar)
Fonte: Web Motors
0 comentários:
Postar um comentário
Use sua conta do Google para aparecer seu AVATAR. Se quiser divulgar o link do seu blog/site use a opção OpenID ou Nome/URL.
Procure não chingar os outros leitores nem o autor da postagem!
Você pode usar algumas tags HTML.
Vamos manter o blog organizado. Obrigado!
Obs.: Não respondo a comentários Anônimos!