. + Parceiros

Mercedes-Benz SLS AMG 'desfila' no autódromo de Interlagos

http://1.bp.blogspot.com/_cIo9EfwA9j8/TBIrpJlMYsI/AAAAAAAABow/rSaWNgxF-KE/s1600/abre-Mercedes-Benz-SLS.jpg

Modelo que revive a tradição das provas de Le Mans dos anos 1960 começa a ser vendido no Brasil por um valor de US$ 360 mil (US$ 440 mil a Racer) 

Texto: Rodrigo Samy

Fotos: Mario Villaescusa

Texto original: MSN Carros


O Mercedes-Benz SLS com o motor dormindo já chama a atenção por natureza. O carro tem 4,62 m de comprimento e apenas 1,26 m de altura. O charme da abertura das portas para cima (daí o apelido Asa de Gaiova) congela a todos que rodeiam o bólido. A Mercedes-Benz alerta: em caso de capotagens uma presilha-dobradiça “inteligente” desprende a porta automaticamente. Lógico que isso é uma das últimas coisas que imaginaríamos acontecer: “ver um Asa de Gaivota de cabeça para baixo”.

Antes de dar a partida para rodar com o Mercedes-Benz SLS no autódromo que sedia o GP Brasil de Fórmula 1, o capô foi aberto para espiar o V8 de 571 cv. SLS foi uma versão do 300 SL criada em 1957 para competições. SL, aliás, significa Sport Leicht, ou Esportivo Leve. E ele era realmente um peso pluma, com 1.093 kg. No caso da versão moderna, a concessão a equipamentos de conforto e a necessidade de adotar sistemas de segurança elevou o peso do veículo para 1.620 kg. A proporção entre peso e potência, de todo modo, favorece o modelo atual. São 571 cv para 1.620 kg, ou 2,8 kg/cv, contra 215 cv para 1.093 kg do 300 SL, uma relação peso/potência de 5,1 kg/cv.


O arranque inicial

De acordo com a Mercedes-Benz, o SLS pode chegar à máxima de 320 km/h (controlados eletronicamente) e ir de 0 a 100 km/h em 3,8 s.

Pode-se perceber que além de ser um modelo divertido, o SLS leva o motorista a possibilidade da utilização extrema de um traçado. Apesar do leve deslize, o SLS mostra que tem garras e espaço para controlar as fraquezas dos humanóides braços duros. A sopa de letrinhas de segurança é bem vasta: <<"ESP ON", "ESP SPORT" e "ESP OFF">> ABS e ASR.

Coração saindo pela boca

A versão em que o WebMotors rodou é a Racer. Os itens do modelo que custa US$ 440 mil são freios de cerâmica, kit de carbono e banco concha. Com o corpo bem apoiado, o piloto consegue aproveitar melhor a sensação da força “G” (unidade de aceleração que é aproximadamente igual à aceleração devida à gravidade na superfície da Terra).

Um detalhe da distribuição de peso do SLS está no sentido de que o V8 de 6,2 litros é montado atrás do eixo dianteiro, o que favorece a distribuição de peso, ideal para um carro de tração traseira: 47% dele está na frente e 53% atrás. Ou seja, mesmo que o SLS tente escapar, a correção é imediata.

A transmissão de sete marchas do SLS tem câmbio de dupla embreagem, e é colocada no eixo traseiro para oferecer maior equilíbrio e desempenho. No console central, no primeiro botão, próximo a alavanca de câmbio, é possível selecionar as características de condução: "C" (Controlled Efficiency), "S" (Sport), "S+" (Sport plus) ou "M" (Manual).

FICHA TÉCNICA – Mercedes-Benz SLS AMG

MOTORQuatro tempos, V8, 4 válvulas por cilindro, 6.208 cm³, taxa de compressão 11.3 :

POTÊNCIA
.
571 cv (gasolina) a 6.800 rpm

TORQUE
.
650 Nm a 4.750 rpm
CÂMBIOAMG SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades - Diferencial: 3.67
1- marcha: 3.40
2- marcha: 2.19
3- marcha: 1.63
4- marcha: 1.29
5- marcha: 1.03
6- marcha: 0.84
7- marcha: 0.72
Ré: -2.79

TRAÇÃO
.
Traseira

DIREÇÃO
.
Hidráulica progressiva/ 2,5 voltas

RODAS
.
Dianteiras de 19” e traseiras em aro 20”

PNEUS
.
Dianteiros 265/35 R19 e traseiros 295/30 R20

COMPRIMENTO
.
4,64 m

ALTURA
.
1,26 m

LARGURA
.
1,94 m

ENTREEIXOS
.
2,68 m

PORTA-MALAS
.
176 l

PESO 
(em ordem de marcha)
.
1.620 kg

TANQUE
.
85 l + 14 l de reserva

SUSPENSÃO
.
Dianteira independente, do tipo duplo A na dianteira e traseira

FREIOS
.
Discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira

CORES
.
- - - - -

PREÇO
.
US$ 360 mil e US$ 440 mil (Racer)

Veja imagens da nova Mercedes-Benz:

(clique nas imagens para ampliar)
Fonte: Web Motors

0 comentários:

Postar um comentário

Use sua conta do Google para aparecer seu AVATAR. Se quiser divulgar o link do seu blog/site use a opção OpenID ou Nome/URL.

Procure não chingar os outros leitores nem o autor da postagem!

Você pode usar algumas tags HTML.

Vamos manter o blog organizado. Obrigado!

Obs.: Não respondo a comentários Anônimos!